Entre as povoações de Vila Alva e de Vila de Frades encontram-se as vinhas mais antigas desta zona do país, muitas delas plantadas antes de 1930. Estas vinhas velhas produzem uvas de castas brancas e tintas tradicionais do Alentejo, algumas delas quase em extinção. Destes cachos de refinada qualidade, produz-se o famoso Vinho de Talha.
Este território de vinhas centenárias, com paisagens imensas e uma vila branca, é considerada por muitos, como sendo “a vila mais branca de Portugal”. Os campos ao redor de Vila Alva não têm apenas vinhas, na paisagem sobressai o montado, o olival e os campos de cearas louras quando chega o verão. Existe ainda uma albufeira de Albergaria dos Fusos, onde o espelho de água contrasta com as serranias que lhe fazem horizonte.
É um território de tradições, cultura e natureza, que importa promover e dinamizar. Neste contam-se já inúmeros percursos pedestres, entre os quais Vinhas Centenárias de Vila Alva, que constituem parte integrante da oferta de promoção turística e do património local.
As Vinhas de Cuba, onde se incluem as de Vila Alva, são um caso especial da produção vinícola no Alentejo. Não sendo caso único, tem aqui uma expressão significativa a produção em minifúndio, que contrasta com a generalidade da produção no restante território.
No concelho de Cuba, o clima apresenta caraterísticas mediterrânicas, sendo mais temperado. Já a Vidigueira possui um clima de Invernos mais suaves, apesar dos seus Verões serem extremamente quentes e secos, são temperados com uma brisa fresca do Atlântico. A insolação elevada permite uma boa maturação da uva, conduzindo a uma melhoria na qualidade dos vinhos.
Em solos predominantemente arenosos, de origem granítica, defendidas dos ventos nortes pelas serranias de Portel e com forte influência da bacia do Rio Guadiana e do Lago Alqueva, são gerados microclimas extraordinários para a produção da uva. Cachos mais concentrados, complexos em aromas e sabores, que permitem a produção de vinhos intensos e cheios de personalidade.
Nestas vinhas, das quais estão identificadas e caraterizadas cerca de 9,06 ha e 24 parcelas, não há sistemas de rega gota-a-gota, assim como também não há sistemas de suporte: paus, arames, postes galvanizados ou outros.
Ao longo de várias gerações Vila Alva manteve as vinhas assim cultivadas, amplamente associadas ao Vinho de Talha.
Esta herança Romana continua ainda bem marcada nesta freguesia e na sua vizinha Vila de Frades.
Dois mil anos de história no Alentejo
Ver Castas
DESFRUTE DE
UMA VIAGEM VIRTUAL
UMA VIAGEM VIRTUAL
Visite